9

Técnicas de Artes!



A estrutura das cores:
A estrutura da cor é dividida em estrutura física e psicológica.

A estrutura física se subdivide em matiz, que é a que difere uma cor da outra; luminosidade, que é o componente que provoca alteração nas cores entre claro e escuro; saturação, que produz várias nuances de acordo com a pureza e intensidade da cor.
A estrutura psicológica relata a sensação inconsciente que a cor traz para o homem. A temperatura traz a sensação de que determinada cor é quente, fria ou morna. O contraste sucessivo traz a sensação de modificação das cores quando vistas em conjunto. Dimensão traz a sensação que a cor aproxima, distancia. Peso e tamanho traz a sensação que as cores escuras são menores e mais pesadas que as cores leves. No sabor, as cores quentes estimulam o apetite.
Em pesquisa realizada com 236 pessoas da Ásia, África e Europa, foi constatado que as mulheres percebem mais as cores do que os homens. Os pigmentos responsáveis pela absorção das cores, chamados opsinas, está presente no cromossomo X. A mulher possui dois X enquanto o homem possui um só, e isso faz com que a mulher tenha duas cópias de opsinas.
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
Sugestão de Atividades: Técnica do Desenho-cego 1:



Desenhar livremente em folha branca, utilizando um giz de cera branco.

Em seguida, com pincel e guache, colorir toda a folha. Pronto, o desenho aparece pois onde o giz passou a tinta não pegará!


Técnica do Desenho-cego 2:


De olhos fechados, desenhar em toda a folha utilizando lápis preto normal. Ao abrir os olhos:
1 procurar colorir todos os espaços feitos no desenho com todas as cores possíveis, de modo que fique como um painel multicolorido.




ou
2. Encontrar no desenho cego alguns desenhos, procurar o que consegue enxergar no desenho e contornar com canetinha colorida, nomeando o que encontrou!


Sugestão: O aluno pode ser incentivado a criar um texto a partir do que imagina vendo o desenho por ele criado e dar um título para o texto. Por exemplo, no desenho acima, vê-se um pássaro, o aluno pode criar sobre esse tema: ave, animais, natureza, pássaros etc (Liza)


A técnica do desenho-cego feita no Paint, na aula de informática também é uma boa sugestao:


Imagem da Arte Abstrata, feito por uma aluna do 2º ano do Ensino Fundamental.

Daí pode-se partir para o uso do Word, com a digitação da história que o aluno irá criar a partir de sua própria ilustração, de seu painel. (Liza)

***




A ciência que estuda a medida das cores é chamada de colorimetria. A colorimetria desenvolve métodos de quantificação da cor e estuda o tom, a saturação e a intensidade da cor.
O tom da cor é que faz com que ela seja identificada como azul, verde, amarela etc. A saturação da cor mostra se a cor é natural ou pigmentada artificialmente. A intensidade caracteriza a força da cor.
As cores são divididas em primárias, secundárias, terciárias e neutras.

Cores Primárias



Atividades com as cores Primárias:
1. Levar o aluno a observar na natureza a presença dessas cores e posteriormente em objetos próximos a ele:


As cores primárias são: vermelho amarelo e azul.


São consideradas as primeiras cores. O vermelho é uma cor quente que mostra vitalidade energia e coragem.


O amarelo é uma cor suave e alegre que simboliza o otimismo. O azul é a cor que dá concentração e melhora a mente.





Atividades:







Cores secundárias





As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja.
O azul misturado com o amarelo origina o verde. O azul misturado com o vermelho origina o roxo, e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.
Cores terciárias




As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.

Cores neutras


As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons cinza e marrons. O branco é luz isento de cor, o preto é a ausência de cor e os tons cinza é a mistura do branco com o preto.
Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola








Modelos que podem ser utilizados para pintura com as cores primárias ou secundárias: Montagem de painel colorido!








DESENHO COM GIZ DE COR MOLHADO
Material:
Giz de cor
Papel branco, em cores ou prêto. Tamanho A4
Técnica:
Desenhar livremente. Como o giz se desprende facilmente, pode-se molhar o giz (ou o papel) no leite, que serve como um fixador.





Técnica do Pontilhismo:
No século XIX surgiu na França uma corrente de pintores chamados neo-impressionistas;
utilizavam como elemento base de suas pinturas o ponto.
Esse movimento, baseado na sistematização científica é de leis óticas, segundo as quais, na visão, a forma e a cor são compostas de luz e outros elementos. Em outras palavras, a leitura das obras é feita através da nossa retina.
Percebemos os elementos a uma certa distância, quando perto, vemos apenas manchas.
O movimento pontilhismo foi fundado em 1885 por George Senrat e Paul Siguac e seguido por Camille Péssarro, Henri Edmond Cross, Charles Angrand, Albert Dubois Pillet, Gino Severini e outros.
Suas ações se estenderam às escolas pós-impressionistas.
Nos trabalhos apresentados, os alunos fizeram os desenhos com tema livre e trabalharam

a técnica usando canetinha (caneta hidrocor). (Fonte: Geocities)

Exemplos de trabalhos em pontilhismo feitos por alunos:










Sugestões de desenhos pedagógicos a serem usados em trabalhos artísticos:







Técnica da Pintura a dedo:

Receita de massa para pintura a dedo:



Pintura a dedo livre:

Girafinha feita com carimbo da mãozinha e tinta:

Atividades e sugestões carimbando as mãozinhas com tinta:























***
Técnica do Mosaico feito com colagem de grãos:





Objetivo:
Incentivar o gosto estético, a habilidade motora, a destreza manual e aprender a
técnica da colagem, dando harmonia ao todo.

Orientação didática



 

O mosaico é uma das artes decorativas mais antigas. É originário das
civilizações egípcia e assíria e estendeu-se por todo o Oriente Médio. Na Grécia, o
mosaico tomou impulso, sendo utilizado na arquitetura; todavia, foram os romanos
que mais se valeram desse tipo de ornamentação, descobrindo suas possibilidades
pictóricas na arte, fundindo-a com o afresco.
Durante os cinco primeiros séculos da era cristã, as representações artísticas
foram baseadas na utilização de mosaicos para ornamentação de templos. Os
povos bizantinos se destacaram pela utilização do ouro nos mosaicos.
Sugestões de atividades
O professor poderá pedir aos alunos que trabalhem com colagens de grãos. Eles
poderão utilizar arroz, lentilha, feijão, ervilha etc.

Material a ser utilizado
Arroz, lentilha, ervilha e feijão e outros grãos
Cola
Verniz cristal
Pincel para passar o verniz (Fonte: IBEP Suplemento Pedagógico do professor)

Sugestões de borboletas para trabalhar mosaico:




Que tal fazermos um mosaico do planeta Terra? Para lembrar a importância da reciclagem podemos fazer esse mosaico com diferentes cores de garrafa pet, potinhos de iogurte coloridos picados ou mesmo eva picado azul, verde, transarente, marrom clara etc.



Sugestão para a técnica da colagem com forminhas de docinho (forminhas de papel)



Sugestão de desenhos para colagem com lã ou barbante!






Sugestão para colagem com fubá:



Sugestão para colagem com grãos de milho, feijão, arroz etc.











Sugestão para pintura com guache e pincel:

Sugestão de colagem com aparas de lápis:



Recorte e colagem com figuras geométricas: atividade interessante!





Esta postagem pertence ao Espaço Educar.
Se você copiar, dê os créditos.


E-mail para colaboração: espacoeducarliza@yahoo.com.br
 Inscreva seu e-mail e receba todas as nossas novidades! 
  By FeedBurner
Você receberá um e-mail de confirmação. É preciso seguir o link para confirmar.

9 comentários :

  1. Esse blog é fantástico! Sem contar que é um grande aliado em nosso planejamento!
    Que bom que ele existe!
    Que Deus continue te abençoando!
    Bjos
    Pró Bete
    Salvador - BA

    ResponderExcluir
  2. Hey!
    As imagens não aparecem...ta dando erro!!!
    Gostaria muito de ver esses trabalhos =/

    ResponderExcluir
  3. As imagens foram recolocadas neste instante, ok? Obrigada pelo aviso!!
    Beijo de luz e linda semana pra ti!

    ResponderExcluir
  4. Amei esse blog! gostaria de contar com ajuda de vocês é a primeira vez que dou aula de artes e música para os 1º, 4ºe 5ºanos.Parabéns!

    Bjos Juja.

    ResponderExcluir
  5. Achei esse blog super intressante, as idéias são ótimas vão me ajudar muito em meu planejamento.Continue nos beneficiando com suas idéias.
    Denise - São João da Boa Vista. S.P.

    ResponderExcluir
  6. que bom existe alguem que pensa nas outras pessoas.
    obrigada

    ResponderExcluir
  7. Muito bom ,bem criativo,isto ajuda bastante o nosso trabalho em sala de aula. Como posso interagir estas artes em Baú de Leitura?

    ResponderExcluir
  8. Maria Reismarço 27, 2012

    Muito bom ,bem criativo,isto ajuda bastante o nosso trabalho em sala de aula. Como posso interagir estas artes em Baú de Leitura?

    ResponderExcluir

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!

Os Queridinhos!

Copyright © ESPAÇO EDUCAR |
Design by Liza | Tecnologia do Blogger