------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
,
Pesquisa personalizada
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.

22 de Agosto - Dia do Folclore!



Dia do folclore no Brasil

No Brasil, todos os anos, no dia 22 de agosto é comemorado o dia do folclore. Essa data foi instituída em 1965 através do decreto federal nº 56.747/65, assinado pelo então presidente Humberto Castelo Branco. Reza o documento em seu artigo primeiro que: “ Será celebrado a 22 de agosto, em todo o território nacional o Dia do Folclore” (BRASIL, Decreto nº 56.747, 1965). O referido documento foi inspirado na Carta do Folclore Brasileirode 1951 , elaborada e aprovada durante o I Congresso Brasileiro de Folclore no referido ano.


  • Qual a origem?

A palavra folclore vem do inglês folk lore. Folk significa povo e lore, estudo, conhecimento. Sendo assim, folclore é o estudo dos costumes e tradições de um povo. O termo foi criado pelo arqueólogo inglês William John Thoms (1803-1885), quando no dia 22 de agosto de 1846, publicou um artigo na revista The Athenaeum, justificando ao uso do termo. William John Thoms estendeu a aplicabilidade do termo, fazendo referências aos costumes, lendas, superstições dos tempos antigos.

No Brasil, essa comemoração foi oficializada por um decreto federal, em 1965. Segundo a Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951, durante o primeiro congresso realizado sobre o tema no país, constituem fato folclórico as maneiras de pensar, sentir e agir de um povo, preservadas pela tradição popular ou pela imitação. Fruto dos costumes de índios, negros e brancos, o folclore nacional é composto de inúmeros elementos que variam entre si, de acordo com cada região do país.

obs: Leia A CARTA DO FOLCLORE BRASILEIRO na íntegra, CLICANDO AQUI
(Link funcionando)

"As escolas deveriam trabalhar mais sistematicamente os costumes e tradições que compõem o Folclore, durante todo o ano e não somente durante o mês de agosto." (especialista em Folclore, Odila Lange)



  • Evolução da grafia

A grafia original da palavra era folk-lore. Assim o vocábulo foi usado no Brasil até a década de 1930, quando a língua portuguesa sofreu uma reforma.A partir de então, com a extinção do k a palavra ganhou identidade brasileira e passou a ser escrita como a conhecemos: folclore.


Trabalho de WELLINGTON PINHEIRO
Ateliê CERÂMICA MOSAICO
  • Definição

O dicionário Aurélio apresenta três definições para folclore: “1.Conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções. 2.Conjunto das canções populares de uma época ou região. 3.Estudo e conhecimento das tradições de um povo, expressas nas suas lendas, crenças, canções e costumes; demologia, demopsicologia”. (AURÉLIO, 2005).

A definição, o conceito mais sólido de folclore nos é dado pela Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951. Segundo o documento: “Folclore é o conjunto das criações culturais de uma comunidade, baseado nas suas tradições expressas individual ou coletivamente, representativo de sua identidade social. Constituem-se fatores de identificação da manifestação folclórica: aceitação coletiva, tradicionalidade, dinamicidade, funcionalidade. Ressaltamos que entendemos folclore e cultura popular como equivalentes, em sintonia com o que preconiza a UNESCO” (
BRASIL, Carta do Folclore Brasileiro, 1951).


  • Características do folclore
Mas com a diversidade da cultura popular como determinar se algo é considerado folclórico? Para isso algumas características devem ser observadas:

- A espontaneidade.
- O desconhecimento da autoria ou anonimato
- A oralidade, transmissão através da palavra falada.
- A tradicionalidade, ou seja, a transmição de geração à geração.
- A aceitação coletiva – deve haver identificação em massa com o fato;
- A popularidade ou vulgaridade, ou seja, deve acontecer na esfera polular.

O folclore inclui mitos, lendas, contos populares, brincadeiras, provérbios,
adivinhações, orações, maldições, encantamentos, juras, xingamentos, gírias, apelidos
de pessoas e de lugares, desafios, saudações, despedidas, trava-línguas. Também inclui
festas, encenações, artesanato, medicina popular, danças, música instrumental, canções
(inclusive as baladas e canções de ninar).
A lista do que é folclore ainda inclui gestos, a maneira de chamar a atenção que
usam os vendedores de rua, os símbolos, as receitas de comidas, os motivos dos
bordados, alguns tipos de cercas e de casas e até mesmo maneiras de chamar e dar
comandos aos animais, porque todas essas manifestações são muito próprias de cada
cultura e diferem de região para região.
  • Curiosidade
O Saci é um dos personagens mais populares do folclore brasileiro. No final do século XVIII, índios e escravos já faziam relatos sobre ele. Embora a sua lenda tenha se concentrado no interior do país, a figura do negrinho de uma perna só chegou aos grandes centros urbanos através da televisão e da literatura.

Fontes:

BRASIL. Decreto nº 56.747. 1965.

_______. Carta do Folclore Brasileiro. 1951.

CABRAL, Alfredo do Vale. Achegas ao estudo do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, MEC-DAC-FUNARTE, 1978.

CASCUDO, Luís da Câmara. Antologia do folclore brasileiro. 2ª ed. São Paulo, Livraria Martins, 1954.

_________. Dicionário do folclore brasileiro. Rio de Janeiro, Ministério da Educação e Cultura / Instituto Nacional do Livro, 1954.

Sítios:
Biblioteca Virtual
Educaterra
Suapesquisa
Wikipedia
IBGE Teen
Qdivertido
Revista Museu
Aurélio
Infoescola
DouradosAgora
DomTotal


origem do termo folclore, o que significa folclore, como algo pode ser considerado folclore, pesquisa sobre folclore, o folclore brasileiro, download da carta do folclore brasileiro, baixar carta do folclore brasileiro, conceito para folclore, o que é folclore, folclore, tradições folclóricas;

Quer atividades e sugestões sobre folclore?








3 comentários :

  1. Nossa eu estou encantada com o numero de informações que vc tem no seu blog sou sua seguidora e gostaria muito de ter o privilegio de tela como minha seguidora tbm,que Deus continue te abençoando beijos,parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo Blog e pelo trabalho realizado por vcs.
    Um grande abraço e sucesso.
    fmijprogramadesafio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com a riqueza de informações que vcs tem no seu blog, trabalho com educação infantil e já sou seguidora do blog com certeza, é matavilhoso trocar experiências...beijos!!

    ResponderExcluir

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!

----------------------

----------------------

---------------------------------------------------------------

Quer receber novidades? CADASTRE O SEU EMAIL AQUI!

Mais vistos do mês