Faça um curso pedagógico online!

4

Como fazer capas ou frentes de caderno, que margem utilizar?






Recebi um e-mail com uma dúvida: "Na hora de organizar o caderno dos alunos, colando uma
página inicial personalizada em ofício ou mesmo atividades personalizadas por carbex ou xerox,
é necessário respeitar as margens que o caderno traz, marcadas, ou pode-se colar sobre as margens?"

Bem, compreendo que, com todas as regras da ABNT para medidas de margem nos trabalhos
acadêmicos, a dúvida surja, também, na hora de organizar o caderno dos alunos. Porém, se a Escola onde você leciona não traça normas a esse respeito, sugiro que de um modo ou outro, o principal mesmo seja manter o caderno organizado, auxiliar o aluno a compreender a importância do asseio, do cuidado ao manusear, ao guardar etc.
Em todo caso, o professor estará respeitando as margens, pois ainda que cole sobre elas, é
costume traçar com régua uma margem, ainda que pequena, de 1,5 nas atividades diárias ou
na capa.
Página ou folha de um caderno pequeno:

  • A margem esquerda costuma ser mantida (respeitada). Cola-se qualquer atividade, partindo da margem esquerda, não importa se ela será sobreposta e a atividade traçará uma nova margem esquerda. O importante é mesmo na hora de escrever a mão, para que o texto fique alinhado.
  • O erro ocorre geralmente com relação a margem direita. Não há margem direita nos cadernos e o que se imagina ser margem direita é apenas a sombra da margem esquerda da página anterior. No momento da colagem da atividade, você pode medir a página com régua e colar a atividade no mesmo tamanho da página, traçando na própria atividade uma margem. A margem torna o trabalho mais limpo e organizado.
  • A seguir, fiz uns modelos para cadernos pequenos. Clique para ampliar:

Medidas que utilizei: 0,5 cm superior e inferior (Se desejar página menor, coloque 1 cm)
3 cm esquerda e direita, numa folha de ofício A4. Se desejar, coloque 3,5

Se desejar personalizar a frente do caderno ( a primeira página do caderno) ou mesmo para todas as atividades diárias: Basta abrir o Word, clicar em inserir imagem e escolher esta imagem. Em seguida, clicando com o botão direito do mouse sobre a imagem, escolha a opção formatar imagem. Surge uma janela, clique na aba Layout e coloque "Atrás", para que a atividade ou imagem que você coloque depois sobre ela, fique na frente. Depois basta abrir caixa de texto sobre a imagem e digitar a atividade desejada. Lembrando que a caixa de texto pode ficar sem a margem, se você desejar que apenas o texto alinhado apareça: Clique sobre a caixa de texto com o botão direito do mouse e em formatar caixa de texto. Em cores e bordas escolha a opção de contorno ou linha "sem cores" e dê ok e sua caixa de texto ficará invisível, não prejudicando o resultado final do trabalho. Se desejar preenchimento invisível (a caixa de texto, por padrão, é branca em seu interior), faça o mesmo e apenas escolha cores e linhas e preenchimento 'sem cores'. Pronto! Se quiser inserir mais imagens para ilustrar a atividade siga o procedimento de inserir imagens e depois de formatar o layout na frente para a imagem aparecer, você pode diminuí-la clicando sobre ela e arrastando manualmente ou clicando com o botão direito e em tamanho da imagem. Ajuste o tamanho da largura para maior ou menos e dê ok, pois a altura seguirá o padrão da largura ou vice-versa. Boa sorte!

4 comentários :

  1. adoreiii as ideias linda
    sempre nos ajudando com ideias novas
    bjs mil
    no coração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. dorei a dica ajudou muiiiiiiiiito
    beijos.

    22/11/2009
    Leonor

    ResponderExcluir
  3. dorei a dica ajudou muiiiiiiiiito
    beijos.

    22/11/2009
    Leonor

    ResponderExcluir
  4. eu adoreii de mais

    ResponderExcluir

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!



Mais vistos do mês

Nosso muito obrigado a todos os que curtem a página!

Receba novidades em seu e-mail cadastre-se aqui.

Quer receber novidades? CADASTRE O SEU EMAIL AQUI!