------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
,
Pesquisa personalizada
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
.

Cartilha Casinha feliz - Método de Alfabetização Iracema Meireles.

Os arquivos da Cartilha e Manual de aplicação do Método foram enviados pela Professora Jeane. Agradecemos muito a colaboração!

Clique aqui e saiba quem é Iracema Meireles

Clique aqui para ver e adquirir os materiais da Casinha Feliz

* O Método Iracema Meireles é um método de fonação, global fonético porque parte da letra contextualizada. Neste
método, as letras aparecem associadas a figuras do universo do aluno, as figuras-fonema. O aspecto lúdico deste
método cria uma ligação afetiva forte entre alunos e letras, o que torna a aprendizagem muito rápida. Ao contrário da
maioria dos métodos, este não exige esforço de memória porque as figuras-fonema minimizam a memorização. É
apresentado em duas cartilhas:
A Casinha Feliz e É Tempo de Aprender.
A proposta pedagógica do Método Iracema Meireles parte do princípio de que o domínio da leitura a da escrita amplia
a capacidade de autonomia necessária para que o aluno avance no processo de construção do seu Conhecimento.



“A Casinha Feliz” é mais do que uma cartilha. É um conto infantil que mostra a vida de uma família e se desenvolve através de teatro, jogos e brincadeiras. Por isso, a sala de alfabetização se transforma num espaço interativo de aprendizagem, sonho de todo educador. As crianças se envolvem na experiência fascinante da leitura e da escrita e os resultados são alcançados com rapidez e eficácia.
O método proposto pela “Casinha Feliz”, gestado ao longo de muito estudo e observação do comportamento infantil é, na sua essência, lúdico.
No entanto, o que há de completamente novo e diferente no método é que as letras são personagens da história e aparecem associadas a imagens que sugerem sons: as figuras – fonema.
No uso da figura – fonema, reside o segredo da eficácia deste método.
Nele é essencial o surgimento da letra como personagem que tem vida, características próprias e que pode ser vista, escutada, tocada, apalpada, sentida, acariciada e até cheirada pelas crianças. Alguns têm, mesmo, sua canção ou seu perfume e todas, com exceção da “cadeirinha” (que é o h), têm seu barulhinho que é o som característico do fonema.
Interessante é observar quão moderna é a proposta desse método criado há mais de quarenta anos: as letras são personagens que, integrados à vida cotidiana ou servindo a histórias fantásticas, dialogam com as crianças e com os adultos que vivem na “Casinha Feliz” e com as crianças e os adultos na sala de aula.
Esta forma de trabalhar a letra torna mínima a necessidade de memorização e possibilita apresentar vários fonemas em um mesmo dia com sucesso.
A rapidez com que os alunos se alfabetizam favorece sua autonomia e abre imensas possibilidades ao desenvolvimento da leitura e à produção dos mais diferentes tipos de texto ao longo do ano letivo. Para tanto, a sala de aula de “A Casinha Feliz” deve ser, desde o primeiro dia, o lugar do livro de história, da gravura, do poema, do texto ilustrado pelas crianças, da pesquisa no jornal e na revista, das lendas e parlendas, das adivinhações, do desenho, da pintura, da expressão do próprio pensamento e do diálogo com o outro.


*Leda Fraguito Esteves de Freitas é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

As imagens abaixo servem apenas para exemplificar, não está completo. Foram enviados pela Professora Jeane, apaixonada pela casinha e diretora da Escola Casinha Feliz.








































































Clique aqui para ver o site da casinha>>>







7 comentários :

  1. oi flor a festa do serviço
    vai ser circo
    vai se hj
    vou da te palhaça vai la ve minha fotos
    de palahaça
    bjs mil

    ResponderExcluir
  2. Estou muito feliz e orgulhosa de poder participar do mundo das pessoas que partilham o que tem e me sinto feliz, amo esse método, minha escola tem o nom do método em homenagem a ele, com muita honra, afinal fui alfabetizada por ele e o aplico com toda sua excelência, sem burlar um dedinho só, tem que ser assim na íntegra, afinal quem é comprometido faz a diferença, eu fiz e faço com muito amor tudo pelas crianças. Um forte abraço. Jeanete Piquet(tia jeane) Realengo.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Gostei muito dessa postagem. Já fiz um trabalho sobre esse método de alfabetização, pois é muito interessante. Parabéns!
    Laura Helena
    obs. Te levei comigo!!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Gostei muito dessa postagem. Já fiz um trabalho sobre esse método de alfabetização, pois é muito interessante. Parabéns!
    Laura Helena
    obs. Te levei comigo!!

    ResponderExcluir
  5. Ana, Belém-PA
    Amei!!! Seu blog é sempre parada obrigatoria para mim,antes de iniciar alguma atividade nova. Felicidades para voce, sempre!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Boa Tarde! Como eu posso adquirir algum material sobre este metodo, é que moro em Portugal e tenho um filho de 04 anos que ainda não está na escolinha, e eu não estou conseguindo baixar o arquivo. Gostaria muito de alfabetizar o meu filho em casa, pois não quero que ele fique atrasado. Grata e serei muito agradecida pela resposta.
    Nizia - niziaaparecidareis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Aninha, tudo bem? Acabei de testar o link e ele está funcionando direitinho, viu? No entanto, os materiais podem ser adquiridos sim! São lindos! Encontre-os no site da casinha: http://www.acasinhafeliz.com.br/indexFrameset.htm

    Um abraço!!

    ResponderExcluir

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!

----------------------

----------------------

---------------------------------------------------------------

Quer receber novidades? CADASTRE O SEU EMAIL AQUI!

Mais vistos do mês