0

O que é o Spaece e como funciona?




SPAECE = Sistema Permanente de Avaliação da Educção Básica do Ceará
O que é o SPAECE?
O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando desde 1972, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica – SPAECE. Esse Sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.
Por considerar a avaliação um instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou, a partir de 2007, a abrangência do SPAECE, instituindo a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária. Desta forma, o SPAECE passa a ter três focos: Avaliação da Alfabetização – SPAECE – Alfa (2º ano), Avaliação do Ensino Fundamental (5º e 9º anos) e Avaliação do Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries).

O que a educação do Ceará ganha com o SPAECE?
O conjunto de informações coletadas pelo SPAECE permite diagnosticar a qualidade da educação pública em todo o estado, produzindo resultados por Aluno, Turma, Escola, Município e CREDE. Ao mesmo tempo os resultados têm servido de base à implementação de políticas públicas e de novas e criativas práticas pedagógicas nas escolas e municípios. O SPAECE tem se tornado um instrumento essencial para promover o debate público e favorecer a promoção de ações orientadas para a melhoria e a democratização do ensino, capazes de garantir, a todos, igualdade e oportunidades educacionais.

Como podem ser utilizados os resultados?
Podem ser utilizados pelas diversas instâncias do sistema de ensino. Pelos gestores da instância central na formulação, reformulação e implementação de políticas, programas e projetos. No âmbito das unidades escolares, pelos diretores, especialistas, professores e pais na revisão ou consolidação das ações definidas no projeto político-pedagógico da escola que garantam o alcance de metas estabelecido, aumentando o padrão de qualidade e equidade da educação ofertada.
A participação de todos os envolvidos, sobretudo, dos Diretores e Professores é fundamental para o sucesso dessa avaliação, desde a aplicação à divulgação dos resultados.

FONTE: Governo do Estado do Ceará, SEDUC, CAED.




Nenhum comentário :

Postar um comentário

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!



Mais vistos do mês

Nosso muito obrigado a todos os que curtem a página!

Faça um curso pedagógico online!

Receba novidades em seu e-mail cadastre-se aqui.

Quer receber novidades? CADASTRE O SEU EMAIL AQUI!