Pesquise sem acentos

Pesquisa personalizada
0

Hipóteses de Alfabetização segundo Emília Ferreiro e Ana Teberosky



Clique para ampliar



Por acreditarem que a criança busca a aprendizagem na medida em que constrói o raciocínio lógico e que o processo evolutivo de aprender a ler e escrever passa por níveis de conceitualização que revelam as hipóteses a que chegou a criança, Emilia Ferreiro e Ana Teberosky definiram , em seu Psicogêne da Língua Escrita, cinco níveis:
• Nível 1: Hipótese Pré-Silábica;
• Nível 2: Intermediário I;
• Nível 3: Hipótese Silábica;
• Nível 4: Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediário II;
• Nível 5: Hipótese Alfabética.


A caracterização de cada nível não e determinante, podendo a criança estar em um nível ainda com características do nível anterior. Essas situações são mais freqüentes nos níveis Intermediários I e II, onde freqüentemente podemos nos deparar com contradições na conduta da criança e nos quais se percebe aa perda de estabilidade do nível anterior e a não estabilidade no nível seguinte, evidenciando o conflito cognitivo.
• Nível 1: Hipótese Pré-Silábica;
A criança:
- não estabelece vinculo entre fala e escrita;
- demonstra intenção de escrever através de traçado linear com formas diferentes;
- usa letras do próprio nome ou letras e números d\na mesma palavra;
- caracteriza uma palavra como letra inicial;
- tem leitura global, individual e instável do que escreve: só ela sabe o que quis escrever;


• Nível 2: Intermediário I;
A criança:
- começa ater consciência de que existe alguma relação entre pronuncia e a escrita;
- começa a desvincular a escrita das imagens e os números das letras;
- conserva as hipóteses da quantidade mínima e da variedade de caracteres.




• Nível 3: Hipótese Silábica;
A criança:
- já supõe que a escrita representa a fala;
- tenta fonetizar a escrita e dar valor sonoro às letras;
- já supõe que a menor unidade de língua seja a sílaba;
- em frases, pode escrever uma letra para cada palavra.

• Nível 4: Hipótese Silábico-Alfabética ou Intermediário II;
A criança:
- inicia a superação da hipótese silábica;
- compreende que a escrita representa o som da fala;
- passa a fazer uma leitura termo a termo; (não global)
- consegue combinar vogais e consoantes numa mesma palavra, numa tentativa de combinar sons, sem tornar, ainda, sua escrita socializável. Por exemplo, CAL para cavalo.

• Nível 5: Hipótese alfabética.
A criança:
- compreende que a escrita tem função social;
- compreende o modo de construção do código da escrita;
- omite letras quando mistura as hipóteses alfabética e silábica;
- não tem problemas de escrita no que se refere a conceito;
- não e ortográfica e nem léxica.


A alfabetização não é mais vista como sendo o ensino de um sistema gráfico que equivale a sons. Um aspecto que tem que ser considerado nessa nova perspectiva e que a relação da escrita com a oralidade não é uma relação de dependência da primeira com a segunda, mas e antes uma relação de interdependência, isto e, ambos os sistemas de representação influenciam-se igualmente.
Temos então que a concepção que em geral se faz a respeito da aquisição da linguagem escrita, corresponde a um modelo linear e “positivo” de desenvolvimento, segundo o qual a criança aprende a usar e decodificar símbolos gráficos que representam os sons da fala, saindo de um ponto ‘x’ e chegando a um ponto ‘y’.
O dia a dia apresentado pelos alunos que ingressam nas séries iniciais, mostra-se preocupante, considerando que a cada momento, o educador encontra-se diante de alguns obstáculos, principalmente quando se refere à leitura e suas interpretações.Essa dificuldade embora comuns, se difunde em outras, como interpretação de textos, ditado, cópia e etc..., o que numa linguagem atual se reporta às técnicas de redação. Entende-se que cada aluno apresenta sua dificuldade, alguns tem bloqueios para escrever, expressar suas emoções, falar etc. Nesse contexto, o professor precisa estar atento a essas dificuldades, a fim de criar mecanismo para seu enfrentamento, reconhecendo que na fase inicial, a criança absorve o que lhe é repassado e incorpora valores que no decorrer da vida escolar, se contemporizam com outros, podendo gerar conflito ou dificuldades. 

Autora do texto: Maira Haydée Goellner
Pós Graduada em Psicopedagogia Institucional.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas. UFAM
 Professora de Educação Infantil pela rede municipal de ensino. SEMED AM

Nenhum comentário :

Postar um comentário

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!

Marcadores

*AJUDA *Creche e Berçário *Educação Infantil 1º Ano 2º Ano 3º Ano 4º Ano 5º Ano 8º Ano A cigarra e a formiga A venda na loja Acontece nas Escolas Alfabetização Atividades Alfabetização Métodos Alfabetos Alimentação Animais Artes Artigos Atividades com alfabeto Atividades com contos de fada Atividades com Histórias Atividades com Músicas Atividades com numerais Avaliação Escolar Banco de Imagens Boas Maneiras Bonecas de Papel Bonecos Articulados Bordas Pedagógicas Brinquedos com sucata Bullying Caligrafia Capas Capas para cadernos Carnaval Cartazes Cartazes Numerais Cartilhas Cinderela Circo Ciências Naturais Colorir Colorir Livrinhos Combate ao fumo Combinados e regras de convivência Conceitos Matemáticos Concursos Educação Consciência Negra Contos de Fadas Coord Motora Copa do Mundo Corpo Humano Crachá Cursos Online Cálculos Datas Abril Datas Agosto Datas Dezembro Datas Julho Datas Junho Datas Maio Datas Março Datas Novembro Datas Outubro Decoração sala de aula Dengue Descobrimento do Brasil Dia da Ave Dia da Bandeira Dia da Escola Dia da Infância Dia da Mulher Dia da Saúde Dia da Vovó Dia da água Dia da árvore Dia das Artes Dia das Bruxas Dia das Crianças Dia das Mães Dia de Reis Dia de Tiradentes Dia do Amigo Dia do Atleta Dia do Bombeiro Dia do Carteiro Dia do Circo Dia do estudante Dia do Livro Dia do Mágico Dia do pescador Dia do Professor Dia do Soldado Dia do Telefone Dia do trabalho Dia do Índio Dia dos animais Dia dos namorados Dia dos Pais Dicas de Férias Dicionário Dinâmicas de grupo Disgrafia Dislalia Dislexia Ditado Diversidade Cultural Dobraduras Doll Makers Drogas E-books E.J.A. - Educação de jovens e Adultos E.V.A. EBOLA ECA Ed Especial Ed Religiosa Ed. Musical Educadores grandes nomes Educação Física Educação Sexual Efeitos Sonoros Eleições Ensino Religioso Escola Espanhol Especiais Estados Brasileiros Estações do ano Etiquetas Evolução Desenho Infantil Facebook Fantoches Festa Country Festa Junina Festa Junina - Receitinhas Festas Infantis Fichas de Leitura Fofuchas EVA em 3D Folclore Fontes Formas geométricas Formatura Frases e citações Fábulas Higiene Historinhas Infantis História e Geografia Histórias Bíblicas Horas e Datas Identidade Importante saber Inclusão Independência Indicação de Leitura Informática Educativa Inglês Instrumentos Musicais com sucata Interpretação de Textos Jogos Educativos Jogos Didáticos jogos e brincadeiras Jogos Educativos Jogos Educativos Online Jogos Educativos para baixar Legislação Lego Lembrancinhas Letramento Libras Literatura Literatura Infanto-Juvenil Livrinhos de Atividades Livros de colorir Livros grátis livros Infantis Mafalda Maquete Marcadores de Páginas Matemática Meio Ambiente Meios de Comunicação Meios de Transporte Mensagens Menus Modelos de Prova Moldes de caixas Moldes de cartões Moldes diversos Moldes Letras e Números Monteiro Lobato Murais Mágica Máscaras Músicas Músicas com Atividades Músicas de Páscoa Músicas infantis Natal Olimpíadas Londres 2012 Ortografia Os Sentidos Outono Passatempo Liga-pontos Passatempos Planejamento Planejamento Anual Planos de Aula Portfolio Português Power Points educativos Primavera Problemas Matemáticos Proclamação da República Produção de textos Projeto Político pedagógico Projetos PROMOÇÕES E BRINDES Provas Professores Provinha Brasil Páscoa Receitinhas Reciclagem Recursos Didáticos Reflexão Reforma Ortográfica Relatórios de Avaliação Resumos de Livros Reunião Revistas SALA DE PARCEIROS Selinhos Semana da Pátria Semana do Trânsito Sequências Didáticas Silabários Software Educativo Soldadinho de Chumbo Spaece Surdez Sílabas complexas SÍMBOLOS Síndrome de Down Sítio do Picapau Amarelo Sólidos Geométricos Tabuada Tangram TDAH Teatro Tirinhas Turma da Mônica Valores Viseiras Vogais e Junções Volta às Aulas Vídeos z

Receba novidades em seu e-mail cadastre-se aqui.

Quer receber novidades? CADASTRE O SEU EMAIL AQUI!

Dicas de Reciclagem

Copyright © ESPAÇO EDUCAR |
Design by Liza | Tecnologia do Blogger