Cadastre seu e-mail para receber novidades!

facebook twitter gplus pinterest rss

1

Plano de Aula sobre o esqueleto humano



Desenvolvi o Plano a seguir a pedido da Profª Alinne. Ele é flexível e pode ser modificado como o professor desejar. É apenas uma sugestão, com texto e anexos que podem ser úteis. 


Planejamento de Aula
Tema: O esqueleto humano
Objetivo: Perceber a estrutura e função do sistema do esqueleto humano, assim como sua importância, através da leitura e compreensão de texto informativo, diálogo sobre o tema proposto, resolução de atividades e modelagem do mesmo.

1ª Atividade - Introdução do tema, através do diálogo com a turma, pedindo que toquem o braço, a cabeça etc e procurem sentir os ossos de seu corpo.

Indagação e instigação: Por que você tem ossos? Para que eles servem? Você saberia dizer o nome de algum osso de seu corpo?

2ª Atividade: Texto Informativo sobre o esqueleto humano (se a turma tiver realizado alguma pesquisa anterior, este é o momento de montar um texto coletivo com as informações que agora serão colhidas, através do que pesquisaram. Em seguida, o texto coletivo precisará ser anotado.

Sugestão de Texto Informativo:

O esqueleto humano
Maria Sílvia Abrão*


A grande maioria dos animais tem uma estrutura firme - o esqueleto -, que dá forma e sustentação ao corpo, que dá apoio aos seus músculos.
Os ossos do nosso esqueleto fazem a sustentação do nosso corpo, como as vigas e as colunas fazem a sustentação de uma casa ou prédio.

Nosso esqueleto possui mais de 200 ossos, longos ou curtos, chatos ou redondos. Tocando suas mãos, seus dedos, suas pernas e pés você pode sentir alguns de seus ossos, os quais fazem parte de seu esqueleto.
Para compreender como ele é e como funciona, podemos dividi-lo em quatro partes: cabeça, tórax, tronco e membros. Então, vamos descrever cada uma delas:

Cabeça
Nossa cabeça possui uma caixa óssea, o crânio, que é mais ou menos esférica. Ela protege a parte mais importante do nosso sistema nervoso, o encéfalo. Essa caixa é constituída por vários ossos que, no indivíduo adulto, encontram-se soldados.

Além do crânio, a cabeça se compõe da face, que contém quatro de nossos órgãos dos sentidos, além do aparelho mastigador, onde se encontra a mandíbula, o único osso móvel dentre os quatorze ossos da face.

A coluna vertebral se encaixa na cabeça e protege a medula espinhal, que é uma continuação ou prolongamento do encéfalo.

Esqueleto do tronco
O esqueleto do tronco se compõe de três partes: coluna vertebral, costelas e esterno.

A coluna vertebral é formada por vários ossos conhecidos como vértebras. Cada vértebra possui uma cavidade. A superposição das vértebras forma um canal onde a medula fica alojada. Essas vértebras são unidas por músculos e ligamentos. Entre elas existem discos de cartilagem, que têm a função de amortecedores e diminuir o atrito entre esses ossos. Os discos intervertebrais amortecem os impactos mais violentos, como ocorre quando damos um salto.

As costelas são ossos achatados, que têm a forma de arco. Esses arcos estão presos, em uma de suas extremidades, às vértebras da região dorsal (nas costas) da coluna. São doze costelas no total. Sete delas chegam até o esterno e articulam-se com ele por meio de cartilagem. As três seguintes ligam-se à cartilagem da sétima vértebra e as duas últimas não se prendem a nada. Por isso, são conhecidas como costelas flutuantes.

O osso esterno é um osso formado por três partes, alongado e chato, que se situa na frente do tórax, ao centro do peito, e, juntamente com as costelas, protege o coração, os pulmões e alguns dos nossos principais vasos sangüíneos.

Esqueleto dos membros

a) Membros superiores:
Os membros superiores estão divididos em cintura escapular, braços, antebraços e mãos. Todos esses ossos nos permitem uma variedade de movimentos muito complexos. A cintura escapular possui a clavícula, um osso longo situado na parte superior do tórax, que se liga ao esterno e à escápula (omoplata). Esta é achatada e está situada nas costas.

O braço é formado por um único osso, o úmero. O antebraço tem dois ossos, o rádio e a ulna. A mão é formada pelo carpo, pelo metacarpo e pelos dedos. O carpo, mais conhecido como pulso, possui oito ossinhos. Os cinco ossos metacarpianos formam a mão. Os dedos articulam-se com os ossos metacarpianos, e cada dedo possui três falanges (apenas o polegar possui duas falanges).

b)Membros inferiores:
Os membros inferiores estão divididos em cintura pélvica, coxa, perna e pé. Estão diretamente relacionados com a sustentação do corpo.

A cintura pélvica prende ao tronco todos os outros ossos dos membros inferiores. Essa é formada por três ossos: o ílio, o ísquio e o púbis, os quais se soldam depois dos quinze anos, aproximadamente, formando um osso único, denominado osso ilíaco.

Na região posterior (costas), o osso ilíaco está ligado ao sacro, que é formado por cinco vértebras soldadas. O conjunto dos ossos ilíacos, com as duas últimas porções da coluna vertebral - sacro e cóccix - forma a bacia (pelve), onde se articula o fêmur, o maior osso de nosso corpo.

A perna é formada por dois ossos: a tíbia e o perônio. A tíbia articula-se com o fêmur através de um pequeno osso curto, a rótula, que forma o joelho. O perônio, apesar de ser menor que a tíbia, é um osso longo, que se articula na parte superior com a tíbia e, na inferior, também com a própria a tíbia e o pé.

O pé é formado pelo tarso, metatarso e dedos. O tarso possui sete ossos, um a menos que o carpo (da mão). Dois desses ossos fazem a articulação com a perna (tíbia e perônio). O maior osso do tarso forma o calcanhar (o calcâneo).

Os outros cinco ossos são os cubóides, que formam parte do peito do pé. O metatarso é formado por cinco ossos, que são prolongados na frente pelos dedos. Os dedos do pé são cinco e cada um deles possui três falanges. O dedão, assim como o polegar da mão, possui duas falanges.


3ª Atividade: Exercícios Propostos
1. Você saberia citar a função principal do esqueleto humano?
2. Quantos ossos possui o nosso esqueleto, aproximadamente?
3. Como se chama a caixa óssea, em nossa cabeça, que protege o encéfalo?
4. Qual o único osso móvel de nossa face?
5. Quantas são as costelas?
6. Onde se situa o osso esterno?
7. Você poderia citar ao menos seis nomes de ossos de nosso esqueleto?

4ª Atividade: Observação do esqueleto humano esquematizado em cartaz ou folha, com posterior montagem do mesmo utilizando argila ou massa de modelar.
As imagens abaixo pertencem a professora Paula Santos, de Portugal, do blog http://eb1cans.blogspot.com/.
Achei interessantíssima a atividade. 


















Anexos que podem ser úteis:












  • Sugestão de texto em poesia de Walter Nieble de Freitas, o esqueleto:

O esqueleto
                                                      Walter Nieble de Freitas

Por causa de um esqueleto
Corri a não poder mais:
Assustado entrei em casa
E contei tudo a meus pais
“O esqueleto, seu bobinho,
Nunca foi assombração:
É ele um conjunto de ossos
Dispostos em armação.
Sua função principal
É manter o corpo ereto;
Tem cabeça, tronco e membros
Todo esqueleto completo.
Preste, pois, muita atenção,
Guarde bem, jamais se esqueça:
Somente de crânio e face
Se constitui a cabeça.
O tronco tem só três partes,
Vou dizer-lhe quais são elas:
A coluna vertebral,
O esterno e as costelas.
Os membros são conhecidos:
Os de cima superiores;
E os que servem para andar,
São chamados inferiores”.
Até agora não compreendo
Como é que fui tolo assim:
Correr de um pobre esqueleto
Tendo outro esqueleto em mim!

***


Um comentário :

  1. Apenas uma semana sem visitar o blog Espaço Educar,e hoje me deparo com a surpresa nova roupagem,gostei ficou muito bom, com ar bem moderno Parabéns!

    ResponderExcluir

É muito bom quando você comenta. Assim, posso saber do que você precisa e conhecer a sua opinião sobre o nosso trabalho. Obrigada!

Copyright © ESPAÇO EDUCAR |
Design by Liza | Tecnologia do Blogger